Para um e-commerce, estar preparado para o aumento no volume de vendas nas datas comemorativas de fim de ano vai além de promover bons descontos. O desempenho da plataforma e o sucesso do planejamento também são fundamentais para que o negócio lucre com as datas comemorativas.

Separamos alguns pontos que merecem atenção:

 

Performance

A velocidade de carregamento da página influencia diretamente na taxa de conversão em vendas. Com o aumento significativo da quantidade de acessos, manter estável a performance do site é essencial. Por isso, o ideal é que o a empresa conte com:

  1. Estrutura de hosting escalável;
  2. Sistema de monitoramento confiável, para realizar eventuais ajustes.

Nesse sentido, plataformas em nuvem se mostram muito vantajosas. Isso porque permitem diagnóstico mais rápido de qual aspecto do site precisa ser otimizado para suportar a intensificação dos acessos e, principalmente, porque permitem o escalonamento rápido e automático, uma vez que dispensam o uso de estruturas físicas próprias.

 

Segurança

O aumento dos acessos é também oportunidade para ações mal intencionadas, com o objetivo de derrubar o sistema ou fazer compras fraudulentas. Nesse sentido, é importante mapear ameaças e monitorar de perto indicadores.

 

Investimento

Um aumento significativo na performance do site pode significar um investimento alto em capacidade dos servidores – o que pode ser muito dispendioso e, por vezes, resultar em prejuízo, uma vez que a estrutura adicional pode vir a ficar subutilizada nas épocas de vendas reduzidas.

A alternativa do servidor em nuvem também pode ser vantajosa aqui. Isso porque esse tipo de plataforma permite um aumento sazonal de capacidade, retornando ao estado anterior (e, consequentemente, reduzindo custos) ao fim do período.

Share This